Notícias sobre nino lins

terça-feira, 21 de junho de 2011

Projeto proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em escolas públicas de Olinda

Já existe uma lei nacional que proíbe 
o uso de celulares em escolas públicas, 
mas não é cumprida. Foto: divulgação
O celular virou item de primeira necessidade para muitas crianças e adolescentes. A adesão dessa tecnologia pode causar problemas quando utilizada em ambientes escolares exageradamente. Um projeto de lei, de autoria do Vereador Nino Lins, proíbe a utilização de equipamentos como celular, MP3, ipod, entre outros, nas instituições públicas de ensino fundamental médio e superior de Olinda. A proposta, que foi aprovado por unanimidade na última quinta-feira (16), na Câmara Municipal, também prevê a colocação de cartazes informando a proibição no interior das escolas.

“O uso desses aparelhos atrapalha a concentração dos alunos. Os professores também são prejudicados, seja para chamar a atenção de um estudante ou para atender o próprio telefone”, justifica Lins. Em média, uma aula tem duração de 40 minutos, o que é “suficiente” por dia para transmitir um assunto, dependendo do conteúdo. A distração para ouvir uma música ou para troca de SMS, por exemplo, acaba afetando a comunicação entre professor e aluno, prejudicando o conhecimento.

Já existe no congresso federal uma lei, de nº 2.246/07, que proíbe o uso de telefones portáteis nas escolas públicas de todo o país. “O problema é que essa determinação não é cumprida. Várias iniciativas com o objetivo de fortalecer a lei nacional já foram aprovadas em alguns estados como no Rio de Janeiro e São Paulo”, reforça Nino Lins.

O projeto segue para análise do prefeito Renildo Calheiros que pode sancioná-lo ou vetá-lo. Caso aprovada, a lei começa a valer a partir da data de publicação no Diário Oficial de Olinda.

0 comentários:

Postar um comentário

Escolha a opção Nome/URL, digite seu nome e envie sua mensagem.