Notícias sobre nino lins

domingo, 31 de julho de 2011

Nino Lins participa de fórum sobre drogas

O público também pode conferir mais de 30 artesanatos
produzidos pelos pacientes do CAPS, unidade de Jardim Fragoso
Conscientizar a população sobre os malefícios do uso de drogas. Esse foi o objetivo da 1ª Exposição do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), unidade do bairro de Jardim Fragoso, em Olinda, realizado na manhã da última quinta-feira (28), no Clube Atlântico. No evento, com a presença do vereador Nino Lins, foram expostos mais de 30 artesanatos (pinturas em mascaras e quadros), confeccionadas pelos próprios pacientes, que também encenaram uma peça teatral no fim da programação.

“A ideia do encontro é debater os efeitos do crack na vida social e na família de um usuário, além de mostrar alternativas para o combate à droga. O apoio da família e amigos é importante no processo de recuperação do paciente”, explica a gerente do CAPS de Jardim Fragoso Givoneide Bione. A unidade atende cerca de 200 pessoas, de 12 a 68 anos.

“É uma substância que acaba com a vida de um individuou. O trabalho que o CAPS realiza, dando uma nova oportunidade para os dependentes químicos, é de suma importância para a sociedade, principalmente para as pessoas carentes”, enfatiza o vereador Nino Lins.

Serviço
O programa é destinado às pessoas que sofrem de algum tipo de distúrbio mental ou com dependência em álcool e outras drogas. Mais informações pelo número 3429.9718.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Câmara discute o Plano Nacional de Educação

 “A educação tem que está em primeiro plano”, diz o vereador
 Nino Lins.
O Plano Nacional de Educação (PNE) foi tema de um debate na última segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Olinda. A audiência foi aberta ao público e contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, entre professores, estudantes, políticos, profissionais ligados a educação e a sociedade em geral. A proposta da sessão foi do vereador Marcelo Santa Cruz. Além do vereador Nino Lins, estiveram presentes diversas autoridades políticas do Estado.

Os principais assuntos discutidos foram o fim do analfabetismo, a ampliação do número de matrículas no nível médio técnico e superior, os investimentos públicos em educação e a melhoria da qualidade do ensino. Esses tópicos estão entre as 20 metas que integram o novo PNE para os próximos dez anos, 2011-2020.

“A educação vem ganhando espaço e é um assunto que sempre defendo no plenário. A pessoa que tem educação, tem saúde, tem esperança, tem direito e cidadania. Outro assunto que merece destaque é o piso salário do professor, que ainda é uma categoria muito sofrida. A educação tem que está em primeiro plano”, defende Lins, que representou a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Olinda.

domingo, 24 de julho de 2011

“O resultado final vai recompensar”, diz Nino Lins sobre as obras da Compesa no bairro de Salgadinho e Sítio Novo

As obras da Compesa são para acabar com o 
racionamento de água na comunidade
O vereador Nino Lins acompanhado do coordenador do escritório da Compesa em Olinda, Bráulio Vieira, visitou na manhã da última sexta-feira (22) as obras de implantação do novo sistema de abastecimento de água no bairro de Salgadinho e Sítio Novo, em Olinda. Devido às chuvas, o prazo para a conclusão dos trabalhos foi estendido para o fim do próximo mês.

“A parte principal e mais complicada do serviço já foi realizada. Os tubos de concreto estão no local, agora só falta o recobrimento com o colchão de areia e o acabamento final. O problema é que as chuvas impedem essa parte da obra”, explica o supervisor da Ponto Forte (empresa terceirizada que presta serviço para a Compesa), Manuel Costa.

“É um serviço que tem o objetivo de trazer melhorias para a comunidade. Toda grande obra causa algum tipo de desconforto. Estou fazendo meu trabalho como vereador, fiscalizando as obras públicas municipais e solicitando agilidade para o término delas. O resultado final vai recompensar”, enfatiza Nino Lins, que também pede a compreensão de todas pelo prazo prolongado.

Ainda de acordo com o parlamentar, a redução da pressão da água em alguns locais do bairro de Salgadinho e Sítio Novo, não tem relação com o serviço realizado nas ruas Djalma Dutra, Maria Dourado e nas avenidas Professor Andrade Bezerra e Correia de Brito. As dificuldades com o abastecimento são por causa de uma adutora que estourou, pela segunda vez neste ano, no bairro de Jardim Brasil II. A previsão é que a Compesa conclua essas substituições na próxima semana. Segundo Bráulio Vieira, a falta d’água também afetou os bairros de Jardim Brasil l e ll, Vila Popular e Peixinhos.

Como o Blog do vereador Nino Lins já havia divulgado, os serviços no bairro de Salgadinho e Sítio Novo são para acabar com racionamento de água na comunidade. O abastecimento será de 24 horas por dia em 90% de Sítio Novo e em Salgadinho 70% das residências também serão beneficiadas.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

DER atende solicitação de Nino Lins e começa a instalar redutores de velocidade no Complexo de Salgadinho

A previsão é de que os redutores comecem a funcionar
no fim de agosto. A velocidade máxima permitida no local
será de até 50 km/h
A incansável luta do vereador Nino Lins para acabar com os acidentes de trânsito no Complexo de Salgadinho, em Olinda, está chegando ao fim. No início deste mês, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) atendeu ao pedido do parlamentar e iniciou a instalação de dois radares eletrônicos e um semáforo na PE-15, também conhecida como Avenida Pan Nordestina. A previsão é de que os redutores comecem a funcionar no fim do próximo mês.

Os equipamentos estão sendo montados no trecho entre o Conservatório de Música de Olinda (CEMO) e o Viaduto da PE-15, um dos pontos com maior número de acidentes na localidade. Com o funcionamento do radar, a velocidade máxima permitida na avenida será de até 50 km/h. “Hoje, os motoristas chegam a 100 km/h na via, o que é um absurdo, uma falta de respeito com os pedestres, que passam mais de meia hora para atravessar”, reclama Nino Lins. O condutor que ultrapassar a velocidade máxima permitida estará sujeito a advertência, multa, que varia de acordo com o percentual excedido, e perda de pontos na carteira.

Segundo o líder comunitário Rildo José, que mora há 45 anos no local, só agora a população vai ter tranquilidade para atravessar a avenida. “Acompanhei quase todas as audiências e já estava cansado das promessas. Mas o vereador Nino não desistiu e só sossegou quando uma solução foi encontrada. Só temos à agradecer aos esforços e suporte dele. Agora, teremos paz”, enfatiza.

Desde 2006, ainda como líder comunitário, o vereador Nino Lins foi o responsável por encaminhar vários requerimentos e participar de quase dez audiências no Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O intuito sempre foi o mesmo: acabar com os acidentes e melhorar o acesso ao Parque Memória Arcoverde. “Agradeço a atenção do promotor de justiça André Felipe Barbosa dada à comunidade”, conclui Nino.

Na última sessão, realizada no dia 9 de maio deste ano, ficou decidido que seria construída uma passarela definitiva em frente ao CEMO. Como a obra vai demorar mais de um ano, Lins solicitou uma medida urgente e sugeriu a implantação dos redutores de velocidade. Estiveram presentes na última audiência o Secretário de Transportes do Estado, Isaltino Nascimento, a diretora do DER, Érika Luna, o chefe do escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Fábio Cavalcanti, além de líderes comunitários
da Ponte Preta e Salgadinho.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Nino Lins participa da Conferência Municipal de Saúde de Olinda

Com informações da assessoria da prefeitura de Olinda.

Novo setor de emergência pediátrica será entregue
até o próximo mês no Hospital Tricentenário
Discutir propostas para a gestão da saúde no município, no estado e no país. Esse foi o objetivo da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Olinda realizada entre os dias 14 e 15 deste mês no Teatro Beberibe, localizado no Centro de Convenções de Pernambuco. O vereador Nino Lins, representado a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, participou da abertura do evento e destacou: “A participação da população é importante para melhorar a qualidade da saúde pública”.

Também estiveram presentes à mesa de abertura o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, o representante do Ministério da Saúde, e chefe de gabinete do ministro Alexandre Padilha, Mozart Sales, a secretária de saúde, Tereza Miranda, a secretária executiva de saúde, Tereza Mendes, a representante do Conselho Municipal de Saúde, Cristina Santiago, entre outras autoridades.

A ideia do evento é debater as principais reivindicações da população e elaborar propostas a serem tratadas nas conferências estaduais e federais. Com o tema: Todos usam o SUS! Qualidade de Saúde para trabalhadores e usuários Olindenses, o evento reuniu cerca de 300 participantes. Mais da metade deles são delegados distritais, eleitos durante as Plenárias realizadas nas comunidades e que conhecem de perto os problemas urgentes da saúde pública.

“Já fui líder comunitário e conheço bem os problemas na área da saúde. Tenho certeza que com esse encontro boas sugestões foram elaboradas. A Câmara está de portas abertas para a população. Também estou à disposição para cumprir o meu papel de vereador e fiscalizar as ações propostas aqui”, complementa o vereador Nino.


Uma boa notícia para os olindenses é que até o próximo mês será inaugurado um setor de emergência pediátrica no Hospital Tricentenário. “Só estamos esperando os retoques finais e uma vaga na agenda do prefeito (Renildo) para marcar a data de entrega”, informa a secretária Tereza Miranda, que também prestou conta ao apresentar o balanço da gestão de saúde em 2010. 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Escola municipal será demolida para construção de novo prédio

A nova estrutura contará com sala de informática, biblioteca
e acesso para deficientes distribuídos em dois pavimentos
O último dia de aula na Escola Doutor Manoel Borba no bairro de Sítio Novo, em Olinda, foi comemorado com uma festa na última sexta-feira (01). A atual unidade, localizada na Rua Benjamin Constant, será demolida para a construção de um novo prédio. Funcionários e alunos serão transferidos temporariamente para outro espaço, na rua Doutor Miguel Vieira, n° 75, no mesmo bairro, enquanto a prefeitura de Olinda constrói o novo imóvel.

“A proposta é oferecer aos alunos da rede municipal um ensino melhor, de qualidade e com condições adequadas para o aprendizado. Essa escola é de suma importância para a nossa comunidade. Existem vários professores com qualidade, mas a estrutura física não era das melhores, o que acabava comprometendo o ensino”, comenta o vereador Nino Lins que, junto à diretoria da escola, foi o responsável por solicitar à construção da unidade.

O Novo prédio contará com seis salas de aula, uma sala de informática, biblioteca, cozinha, refeitório, banheiros, além de conexões para uso administrativo: sala da diretora, professores, depósito para materiais de limpeza e de arquivo, tudo isso distribuídos em dois pavimentos (térreo e primeiro andar). A diretora da Escola, Zilka Lucena, informou que a nova edificação será adaptada a acessibilidade: rampas, banheiros, entre outros espaços para os alunos com alguma deficiência.

Ainda de acordo com Zilka, o número de alunos diminuiu nos últimos anos. “Atualmente existem 382 estudantes matriculados na escola, mas esse indicador era para ser bem maior. Como o local está bastante desgastado, as matrículas diminuíram”. A previsão da diretora é que com o novo ambiente, mais moderno e com uma estrutura física maior, os pais voltem a matricular os filhos.

A demolição está prevista para a próxima semana. O prazo de conclusão das obras é de um ano. Se o cronograma for cumprido, tudo indica que o prédio seja inaugurado no segundo semestre de 2012. Enquanto isso, já no próximo dia 20, início das aulas da rede municipal, as aulas serão ministradas no espaço alugado pela prefeitura.