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sexta-feira, 22 de julho de 2011

DER atende solicitação de Nino Lins e começa a instalar redutores de velocidade no Complexo de Salgadinho

A previsão é de que os redutores comecem a funcionar
no fim de agosto. A velocidade máxima permitida no local
será de até 50 km/h
A incansável luta do vereador Nino Lins para acabar com os acidentes de trânsito no Complexo de Salgadinho, em Olinda, está chegando ao fim. No início deste mês, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) atendeu ao pedido do parlamentar e iniciou a instalação de dois radares eletrônicos e um semáforo na PE-15, também conhecida como Avenida Pan Nordestina. A previsão é de que os redutores comecem a funcionar no fim do próximo mês.

Os equipamentos estão sendo montados no trecho entre o Conservatório de Música de Olinda (CEMO) e o Viaduto da PE-15, um dos pontos com maior número de acidentes na localidade. Com o funcionamento do radar, a velocidade máxima permitida na avenida será de até 50 km/h. “Hoje, os motoristas chegam a 100 km/h na via, o que é um absurdo, uma falta de respeito com os pedestres, que passam mais de meia hora para atravessar”, reclama Nino Lins. O condutor que ultrapassar a velocidade máxima permitida estará sujeito a advertência, multa, que varia de acordo com o percentual excedido, e perda de pontos na carteira.

Segundo o líder comunitário Rildo José, que mora há 45 anos no local, só agora a população vai ter tranquilidade para atravessar a avenida. “Acompanhei quase todas as audiências e já estava cansado das promessas. Mas o vereador Nino não desistiu e só sossegou quando uma solução foi encontrada. Só temos à agradecer aos esforços e suporte dele. Agora, teremos paz”, enfatiza.

Desde 2006, ainda como líder comunitário, o vereador Nino Lins foi o responsável por encaminhar vários requerimentos e participar de quase dez audiências no Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O intuito sempre foi o mesmo: acabar com os acidentes e melhorar o acesso ao Parque Memória Arcoverde. “Agradeço a atenção do promotor de justiça André Felipe Barbosa dada à comunidade”, conclui Nino.

Na última sessão, realizada no dia 9 de maio deste ano, ficou decidido que seria construída uma passarela definitiva em frente ao CEMO. Como a obra vai demorar mais de um ano, Lins solicitou uma medida urgente e sugeriu a implantação dos redutores de velocidade. Estiveram presentes na última audiência o Secretário de Transportes do Estado, Isaltino Nascimento, a diretora do DER, Érika Luna, o chefe do escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Fábio Cavalcanti, além de líderes comunitários
da Ponte Preta e Salgadinho.

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